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PERSONAGENS

A

Abidel

Adraner

Ahrozidir

Airond

Anar

Apressárvore (ver Ranyë)

Ayazadur

B

Bakhdor

Balor

Bardoel

Betesen

C

Coris

Coruja

Cristal

D

Dandus

Dándus (Themenus)

Daro

Dirah, O Destemido

Docus, O Vidente

Dócus, O Bibliotecário

E

Elenne

Eliaturn, A Ursa

Endenif

F

G

Gaugerbuts

Glaucor

Glaudir, O Viajante

Godsened

Gornerath

Grovanne

H

Hamily

Hargot

Havar

Húria

I

Ithan

J

K

L

Luín-Mark

Lúminar

M

Madeirouro (ver Gornerath)

Mineth

N

Nérian

Nirener

Nisailan

O

P

Q

R

Ranyë

S

Salguerreiro (ver Sildor)

Seanuli

Sil Barok 

Sildor

Sireyg

Sori (veja Wmearen)

Sumria/Sundar

T

Thodro

Tick

Trori I

Trori II

U

Úlvir

V

Veridor

Veriah

W

Wmearen

Y

Yeranrog

X

Z

Zadur (veja Ayazadur)

Záridan

Comentários

Mais vistas

Árvore-Sangrenta ou Árvore-Curandeira

Árvore alta que cresce na Floresta das Grandes Árvores , em Haldom . Tem casca avermelhada com marcas parecidas com rachaduras, suas folhas são afiadas e verdíssimas, mas suas raízes são claras. O chá feito das suas raízes é utilizado diretamente nos ferimentos para conter o sangramento e a dor, acelerando o processo de cicatrização, enquanto o chá das folhas, para limpeza de feridas e calos. As mulheres alvanes costumam beber uma mistura de folhas secas e pó de raízes de árvore-curandeira para diminuir o sangramento menstrual e as cólicas. A essa mistura dão o nome de mennol , palavra originada de mennaline , o nome da árvore-curandeira em alvador. *** "— Precisamos de ervas — disse Docus aos outros. — Acho que dá para parar o sangramento. — Não, não perca tempo com ervas — repreendeu Abidel. — Para salvá-la, o que precisamos mesmo é de raízes brancas. Ali! — apontou para uma grande árvore na beira do lago. Seu tronco avermelhado era rachado e as folhas afiadas e verdíssimas. — ...

Nirener, o Feiticeiro das Águas

Pouco se sabe sobre a vida mortal de Nirener, o feiticeiro das águas. Sabe-se que vivera na Floresta Alvatheon, mas onde exatamente é um mistério que ele teima em esconder. No presente, é descrito como "quieto demais e pensativo demais", bastante precavido e metido a fazer as coisas sempre sozinho. Foi um dos primeiros a tornar-se Mestre da Magia, o único a receber a imortalidade na Terra Sagrada dos Verith, onde foi navegante e depois discípulo de Obarath, O Justo, escolhendo a cor azul em sua capa para representar as águas do oceano. Ao retornar para Aragus (296 E. R.), tornou-se pupilo de Sil Barok, com quem aprendeu a evocar a Luz Azul da Proteção e tudo sobre os Miasmas da Noite, mantendo a cor da capa. Diante do poder de Havar, o monveran da morte que se alastrava por Haldom e corrompia os ivirezes, Nirener foi chamado para prendê-lo. Com a ajuda de Sil Barok, conseguiu trancafiá-lo nas "raízes de Atokuzi", dando fim a seu reino obscuro e iniciando...

Anûtares

Anûtares são animais nativos das planícies centrais de Aragus . Seu nome em édruin , a língua etanore, significa " faminto ". Possuem a forma de leões gigantes, sem juba, e são extremamente magros. Essas criaturas perigosas impediram as expedições etanores por um bom tempo, até que um trato com os bruxos da Terra da Neblina os prendeu na Cordilheira de Andrus. Os etanores foram encarregados de criar uma muralha, aproveitando-se das montanhas, e o Órademat , O Portão Dourado que a lacrava, enquanto os bruxos invocavam todos os anûtares e os aprisionavam com sua magia no interior.  Para a construção do Portão Dourado , os etanores precisaram assaltar a Mina do Pico  um dos motivos para a contenda entre huarts e etanores que dura até hoje. Eles haviam se aproveitado da morte do huart Hamphoest , O Nobre Senhor da Mina do Pico ( Bastião Oriental de Trorivast ), cujo funeral acontecia em Trorivast , em 752 E. R. Segundo as lendas, o portão só pode ser aberto por etanores e br...

Yeranrog, O Pai dos Nidrogs

Os nidrogs são criaturas de olhos amarelos, escamas e presas venenosas que foram bastante usados nas Guerras Antigas. Foram uma das criações de Yeranvath, O Pai dos Monstros , para compor seu exército de aberrações. Cinco generais os lideraram na guerra, supostamente os únicos seres capazes de controlar a natureza ofídica dos nidrogs. Os generais foram mortos logo antes da derrota de Yeranvath e da Queda do Império dos Dragões . Com a Caça aos Monstros que se sucedeu à derrota, os nidrogs foram os mais massacrados por terem perdido a capacidade racional, antes mantida pelos generais. Assim, aqueles que escaparam até hoje se escondem em baixo da terra, onde aguardam alguma vítima para se alimentar e de onde raramente saem para reprodução. No entanto, por algum motivo obscuro, um dos generais foi mantido vivo e, dizem, habita uma floresta que ninguém deve entrar, nem mesmo os animais. A esse suposto general, deram o nome de Yeranrog, O Rei dos Rogs (nidrogs). Você só entraria nessa f...