Pular para o conteúdo principal

Ahrozidir, A Rosa-das-Colinas

Um lírio branco em fundo azul
Lírio-branco

Ahrozidir é a mãe de Glaudir, protagonista de O Sangue da Deusa. Seu nome significa "rosa das elevações" ou "rosa das colinas".

É filha do Velho Coris e da Velha Edrina, senhores da grande fazenda Umilzend. Conheceu Glaucor, pai de Glaudir, em 950 da Era dos Reinos, quando este estava de viagem à Cordilheira de Andrus e precisou se abrigar da chuva em Umilzend. Os olhos dela "brilhavam de encanto" com suas histórias de alvanes, huarts e gigantes. Casou-se com ele cinco anos depois e teve Glaudir em 961 E. R.

É chamada pelo Velho Coris de "minha joia", provavelmente devido aos olhos verdes herdados da mãe Edrina. Olhos verdes são raros entre os ivirezes, mas Glaudir também herdou a cor.

Ahrozidir morre em 997 E. R., dois anos antes do início de O Sangue da Deusa. Segundo os moradores de Havis, morreu afogada no Lago Morgoly.

Sua morte teve um profundo impacto em Glaucor, que desistiu das missões em Atokuzi, e em Glaudir, que abandonou as viagens solitárias e priorizou o cuidado do pai.

Glaudir e Glaucor ainda conseguem vê-la em Sólut, espelho místico criado por Elenne e Betesen que mostra os mortos:

"Havia pequenos brilhos no vidro, pálidos e trêmulos, e o espelho ficava cada vez mais escuro. A lua cheia repousava prateada no céu noturno. Uma colina surgiu, vestida de gramíneas sem cor, e sobre ela uma mulher contemplava o brilho da lua. Seus cabelos negros e lisos flutuavam na brisa da noite. Glaudir sentiu seu perfume suave, frio. O rosto branco e os lábios vermelhos estavam alegres, podiam estar sorrindo.

— Estou vendo as estrelas brilhando na noite. Tem uma lua cheia, uma colina, e lá uma mulher passeia, olhando para a lua. Vejo a minha mãe — murmurou Glaudir. O medo que o trouxera para casa desapareceu. O filho sorriu, tímido."

(Descrição de Ahrozidir em O Sangue da Deusa)

Comentários

Mais vistas

Anûtares

Anûtares são animais nativos das planícies centrais de Aragus . Seu nome em édruin , a língua etanore, significa " faminto ". Possuem a forma de leões gigantes, sem juba, e são extremamente magros. Essas criaturas perigosas impediram as expedições etanores por um bom tempo, até que um trato com os bruxos da Terra da Neblina os prendeu na Cordilheira de Andrus. Os etanores foram encarregados de criar uma muralha, aproveitando-se das montanhas, e o Órademat , O Portão Dourado que a lacrava, enquanto os bruxos invocavam todos os anûtares e os aprisionavam com sua magia no interior.  Para a construção do Portão Dourado , os etanores precisaram assaltar a Mina do Pico  um dos motivos para a contenda entre huarts e etanores que dura até hoje. Eles haviam se aproveitado da morte do huart Hamphoest , O Nobre Senhor da Mina do Pico ( Bastião Oriental de Trorivast ), cujo funeral acontecia em Trorivast , em 752 E. R. Segundo as lendas, o portão só pode ser aberto por etanores e br...

Cronologia da Era dos Reinos (E. R.)

A Era dos Reinos (E. R.) é chamada assim devido ao poder e influência marcantes das monarquias Mineth-ran, Trorivast, Klopus e Etanor sobre Aragus no período de aproximadamente 1000 anos. O Ano 1 da Era dos Reinos corresponde a 5404 dos Tempos Antigos no calendário humano e 3744 da Era dos Povos (E. P.) no calendário alvânico. Via Pixabay Cronologia da Era dos Reinos Clique em História para ver a versão resumida da Era dos Reinos (E. R.). Legenda:   c.: cerca de; ?: acontecimento duvidoso ou data duvidosa. 01: Sireyg adquire a Sabedoria dos Verith. Acontece a Guerra Mortífera, na qual o rei de Trorivast Mebirger é morto. c. 55 (?): Parigrocs abandona Haldom e parte em direção ao Norte. 157: Morte de Sbarka, O Cruel, por seu irmão Sadon. Soniron II toma o trono de Trorivast, instituindo a Lei de Soniron. c. 200: Sireyg transforma Balor em um monstro de fogo. 203: Nasce Marnoth, O Protetor. 246: Huarts habitam nas Colinas de Fogo. 248: Inicia-se a construção da Muralha que prot...

Nirener, o Feiticeiro das Águas

Pouco se sabe sobre a vida mortal de Nirener, o feiticeiro das águas. Sabe-se que vivera na Floresta Alvatheon, mas onde exatamente é um mistério que ele teima em esconder. No presente, é descrito como "quieto demais e pensativo demais", bastante precavido e metido a fazer as coisas sempre sozinho. Foi um dos primeiros a tornar-se Mestre da Magia, o único a receber a imortalidade na Terra Sagrada dos Verith, onde foi navegante e depois discípulo de Obarath, O Justo, escolhendo a cor azul em sua capa para representar as águas do oceano. Ao retornar para Aragus (296 E. R.), tornou-se pupilo de Sil Barok, com quem aprendeu a evocar a Luz Azul da Proteção e tudo sobre os Miasmas da Noite, mantendo a cor da capa. Diante do poder de Havar, o monveran da morte que se alastrava por Haldom e corrompia os ivirezes, Nirener foi chamado para prendê-lo. Com a ajuda de Sil Barok, conseguiu trancafiá-lo nas "raízes de Atokuzi", dando fim a seu reino obscuro e iniciando...

Abidel, O Domador de Pássaros

Pai adotivo de Hargot , Abidel é um feiticeiro caçador que mora na Floresta das Grandes Árvores , em Haldom , onde se considera um "ivirez alto", embora todos saibam que se trata de um humano. Também é conhecido como Adraner . Sua casa fica em um descampado, no meio da floresta, e é guardada por falcões e harpias que impedem a entrada de curiosos. Falcão, símbolo de Abidel. Via Pixabay. Nasceu em Grovágila, a Terra da Neblina , e por isso tornou-se um dos mais poderosos bruxos. Ali, foi escolhido por Obarath como um dos Mestre da Magia , recebendo a dádiva da imortalidade. Mas, mesmo sendo um dos Mestres, foi frequentemente ignorado pelos outros por sua origem bruxa e decisões arriscadas. Ele não foi chamado para o Embate Mágico em Seniron em 348 da Era dos Reinos, evento que decidiu o futuro das orbes e contribuiu para as revoltas populares de Alvatheon . Nirener , o principal apoiador do Embate, demonstrou pesar sobre a ausência de Abidel oferecendo-lhe uma orbe vermelh...