Pular para o conteúdo principal

NATUREZA

A

Amondiak (ver árvore-do-paraíso)
Arhevajika (ver Erva-Mágica)
Árvore-dançante: o mesmo que salgueiro ou chorão. Termo utilizado para se referir às árvores de Adus-dariq (antiga Floresta Clara)
Árvore-do-Paraíso
Árvore-noite: árvore de folhas negras que cresce na Floresta Escura. Segundo as lendas, suas folhas são negras devido à fuligem que vinha do Reino dos Dragões.
Árvore-sangue: pau-brasil. Nasce apenas em Marenisor e é usada na preparação de tinturas pelos etanorianos.

B

Binciryang

C

Cabras-Leão
Cariga (Ver Árvore-do-Milagre)

D

Dragões
Dragões-Brancos

E

Enindrak
Erva-Mágica

F

Falcões-Vermelhos/Fênix
Floresta-Mãe

G

Guímios
Grifos/baroeth

H

I

J

K

L

Lagartos-de-Fogo
Lobisomens (ver troca-peles)

M

Mennol/Mennaline (ver Árvore-Sangrenta)
Monverins

N

Nardanline (ver árvore-noite)

O

P

Q

R

S

Sangue-de-Troll: tintura misteriosa usada nas vestes dos bruxos de Grovágila, provavelmente pau-campeche. O termo também se refere a uma bebida uriarque.

T

Troca-peles

U

V

Vargires

W

X

Y

Z

Mais vistas

Ankef, O Guardião das Janelas

Ankef na janela de Ederon Ankef, ou sino dos ventos, é um objeto sonoro que os alvanes penduram nas janelas e portas de suas casas para afastar as emanações maléficas da Noite e os espíritos maus. Consiste de sete tubos ocos de madeira unidos uns aos outros por um fio de prata. Cada um dos tubos possuem uma corrente em sua ponta. Dessa forma, quando o vento os toca, os ankefid assobiam, batem e tilintam baixinho. Segundo os alvanes, é esse som suave que mantém suas casas protegidas. Há uma versão mais rústica dos ankefid no Bosque de Seanuli . Foram pendurados nos galhos das macieiras e das glicínias. No lugar dos tubos de madeira, fios de prata e correntes, usou-se gravetos e teias de aranha. Esses ankefid não eram capazes de tilintar ou assobiar. Ainda assim, detinham poder protetivo. Glicínias, via Pixabay