Pular para o conteúdo principal

HISTÓRIA

OS TEMPOS ANTIGOS

A Era Escura

A Praga ou Peste Verde

A Praga ou Peste Verde foi uma doença que se disseminou durante os Tempos Antigos, na Era Sombria, e afetou todos os povos que moravam na Floresta-Mãe. Houve poucos casos no Reino da Montanha, provavelmente por ser um lugar de difícil acesso. O Reino Nortista a tratou como "miasmas dos dragões", uma maldição lançada pelo verith sombrio Yeranvath sobre todos os homens, enquanto os povos da floresta a consideraram como uma consequência dos incêndios e da fuga dos espíritos das árvores

A Praga foi tão temida que foi um dos motivos para os alvanes aportarem primeiro na Terra-Dourada dos huarts no extremo oriente e para a migração dos antigos ivirezes para o lago Sone. Seus primeiros sinais eram manchas esverdeadas que se espalhavam por todo o rosto, por isso o nome Peste Verde. A partir do quinto dia a doença se agravava, perturbando a audição e o equilíbrio e imobilizando os dedos. Mais tarde, ocasionava coma febril e morte

Embora ainda seja temida atualmente, a Praga está restrita a aldeias florestais próximas a rios. Os lêmures da Floresta Escura também são afetados, mas de forma leve, com apenas surgimento de cicatrizes verdes atrás da cabeça. Os curandeiros dali aprenderam a usar esses lêmures para proteger suas aldeias, coletando suas cicatrizes, reduzindo-as a pó e expondo-as a vapor de água. As crianças, então, aspiravam o pó e ficavam protegidas da Peste

Vale destacar que os ivirezes atuais não desenvolvem a doença. Curiosamente, manchas esverdeadas aparecem em seus rostos durante a "adolescência", semelhantes às manchas da Peste Verde. 

A Era dos Povos

OS TEMPOS RECENTES

A Era dos Reinos

clique em Cronologia da Era dos Reinos para ver a versão detalhada.

A Era Celeste

clique em Cronologia da Era Celeste para ver a versão detalhada.

Comentários

Mais vistas

Bilvoques

Bilvoques (pl. bilvockir ) são animais quadrúpedes herbívoros como os cavalos, mas seu corpo é totalmente revestido por uma carapaça semelhante à madeira. O dorso é coberto por pelos iguais à grama seca. Não possuem cauda e apenas uma garra entre os cascos fendidos.  Nativos da porção oeste da Floresta Mãe , vivem em bando, mas se isolaram da Floresta Escura devido aos incêndios e desmatamentos, preservando-se em Alvatheon , A Floresta Alvânica . Não são citados nas Guerras dos Tempos Antigos , indicando que não participaram do conflito, embora a carapaça de madeira lhes dê certa resistência e sejam conhecidos pela velocidade. Podem correr sem descanso por longos períodos e em terrenos sem vegetação, pois também se alimentam de pedras (geralmente quando estão famintos).  Talvez tenham sido usados como montaria pelos alvanes da luz, uma vez que esses alvanes percorriam a Floresta Mãe muito rapidamente, mas sua aparência deve ter confundido os humanos, que os tomaram como espí...

A Origem da Noite

"No início de tudo, havia os três domínios: Venrer, A Terra, infértil e sem montanhas; Caema, O Mar, zombeteiro e turbulento; e Oriel, O Céu, silencioso e sem estrelas. Quando Oriel recebeu as Nove Chamas, criou a Noite para proteger a Terra dos barulhos do Mar. Mas a Noite era egoísta, apaixonou se pela Terra e quis escondê-la de todos. Assim, tomou a forma de uma enorme serpente de fumo e abraçou a Terra, impedindo-a de escutar o Mar e de ver o Céu. A Terra foi sufocando com o abraço. Representação da Noite em sua forma de fumaça (Via Pixabay) Preocupado, Oriel criou Yerandar, O Primeiro Verith. Deu ao jovem uma lança e jogou-o em direção a Terra, fazendo-o atravessar as nuvens espessas da Noite. Se não fosse pelo terreno cada vez mais arenoso, talvez o verith não tivesse suportado a queda. Oriel prometeu a Yerandar as Noves Chamas, caso ele conseguisse salvar Venrer. O Primeiro Verith conversou com a Terra e ela lhe contou que era oca por dentro, totalmente vazia. Então, Yerand...

Anûtares

Anûtares são animais nativos das planícies centrais de Aragus . Seu nome em édruin , a língua etanore, significa " faminto ". Possuem a forma de leões gigantes, sem juba, e são extremamente magros. Essas criaturas perigosas impediram as expedições etanores por um bom tempo, até que um trato com os bruxos da Terra da Neblina os prendeu na Cordilheira de Andrus. Os etanores foram encarregados de criar uma muralha, aproveitando-se das montanhas, e o Órademat , O Portão Dourado que a lacrava, enquanto os bruxos invocavam todos os anûtares e os aprisionavam com sua magia no interior.  Para a construção do Portão Dourado , os etanores precisaram assaltar a Mina do Pico  um dos motivos para a contenda entre huarts e etanores que dura até hoje. Eles haviam se aproveitado da morte do huart Hamphoest , O Nobre Senhor da Mina do Pico ( Bastião Oriental de Trorivast ), cujo funeral acontecia em Trorivast , em 752 E. R. Segundo as lendas, o portão só pode ser aberto por etanores e br...

Yeranrog, O Pai dos Nidrogs

Os nidrogs são criaturas de olhos amarelos, escamas e presas venenosas que foram bastante usados nas Guerras Antigas. Foram uma das criações de Yeranvath, O Pai dos Monstros , para compor seu exército de aberrações. Cinco generais os lideraram na guerra, supostamente os únicos seres capazes de controlar a natureza ofídica dos nidrogs. Os generais foram mortos logo antes da derrota de Yeranvath e da Queda do Império dos Dragões . Com a Caça aos Monstros que se sucedeu à derrota, os nidrogs foram os mais massacrados por terem perdido a capacidade racional, antes mantida pelos generais. Assim, aqueles que escaparam até hoje se escondem em baixo da terra, onde aguardam alguma vítima para se alimentar e de onde raramente saem para reprodução. No entanto, por algum motivo obscuro, um dos generais foi mantido vivo e, dizem, habita uma floresta que ninguém deve entrar, nem mesmo os animais. A esse suposto general, deram o nome de Yeranrog, O Rei dos Rogs (nidrogs). Você só entraria nessa f...