Pular para o conteúdo principal

Anûtares

Anûtares são animais nativos das planícies centrais de Aragus. Seu nome em édruin, a língua etanore, significa "faminto". Possuem a forma de leões gigantes, sem juba, e são extremamente magros.

Essas criaturas perigosas impediram as expedições etanores por um bom tempo, até que um trato com os bruxos da Terra da Neblina os prendeu na Cordilheira de Andrus. Os etanores foram encarregados de criar uma muralha, aproveitando-se das montanhas, e o Órademat, O Portão Dourado que a lacrava, enquanto os bruxos invocavam todos os anûtares e os aprisionavam com sua magia no interior. 

Para a construção do Portão Dourado, os etanores precisaram assaltar a Mina do Pico um dos motivos para a contenda entre huarts e etanores que dura até hoje. Eles haviam se aproveitado da morte do huart Hamphoest, O Nobre Senhor da Mina do Pico (Bastião Oriental de Trorivast), cujo funeral acontecia em Trorivast, em 752 E. R.

Segundo as lendas, o portão só pode ser aberto por etanores e bruxos. A prisão ficou conhecida como Jaula, e o odor forte dos anûtares afugenta todos os cavalos que passam ali perto. No norte, a muralha é aberta, mas a existência da Floresta dos Vultos impede a saída das feras devido aos fantasmas que moram ali.

Sem alimento, os anûtares acabariam comendo uns aos outros e se extinguiriam. Mas é estranho que tenham conseguido durar tanto. Embora hoje (999 E. R.) sejam poucos, ainda há anûtares lá dentro, o que fez alguns povos acreditarem que eram animais imortais como os monverath de Haldom e do Paraíso. A verdade, no entanto, é bem mais sombria.

Comentários

Mais vistas

Cariga, A Árvore do Milagre

Árvore rara que cresce nos picos das mais altas montanhas. Uma espécime foi encontrada por Betesen , esposa de Veridor , na Cordilheira dos Andrus quando eles fugiam do Reino de Mineth . Os alvanes construíram Ederon justamente para protegê-la, onde os dois cuidam da árvore. Diz-se que o orvalho que escorre dos ramos durante a madrugada tem fortes propriedades medicinais, chegando a curar qualquer doença, mas é difícil coletá-lo. Quando em pouca quantidade, ele evapora ao toque da luz do sol, por isso Betesen estimula uma liberação maior do líquido com canções. O orvalho cai numa banheira e é armazenado em garrafas por Veridor . Além dos poderes de cura, acredita-se que o orvalho de cariga pode aumentar a solidez de objetos. Devido a essas propriedades, a cariga é mantida em segredo e seu acesso é restrito aos membros da família de Veridor , que temem que o uso descontrolado da árvore possa extingui-la.

Ahrozidir, A Rosa-das-Colinas

Lírio-branco Ahrozidir é a mãe de Glaudir , protagonista de O Sangue da Deusa . Seu nome significa "rosa das elevações" ou "rosa das colinas". É filha do Velho Coris e da Velha Edrina , senhores da grande fazenda Umilzend . Conheceu Glaucor , pai de Glaudir, em 950 da Era dos Reinos, quando este estava de viagem à Cordilheira de Andrus e precisou se abrigar da chuva em Umilzend. Os olhos dela "brilhavam de encanto" com suas histórias de alvanes, huarts e gigantes. Casou-se com ele cinco anos depois e teve Glaudir em 961 E. R. É chamada pelo Velho Coris de "minha joia", provavelmente devido aos olhos verdes herdados da mãe Edrina. Olhos verdes são raros entre os ivirezes, mas Glaudir também herdou a cor. Ahrozidir morre em 997 E. R., dois anos antes do início de O Sangue da Deusa. Segundo os moradores de Havis , morreu afogada no Lago Morgoly . Sua morte teve um profundo impacto em Glaucor, que desistiu das missões em Atokuzi , e em Glaudir, que...

Yeranrog, O Pai dos Nidrogs

Os nidrogs são criaturas de olhos amarelos, escamas e presas venenosas que foram bastante usados nas Guerras Antigas. Foram uma das criações de Yeranvath, O Pai dos Monstros , para compor seu exército de aberrações. Cinco generais os lideraram na guerra, supostamente os únicos seres capazes de controlar a natureza ofídica dos nidrogs. Os generais foram mortos logo antes da derrota de Yeranvath e da Queda do Império dos Dragões . Com a Caça aos Monstros que se sucedeu à derrota, os nidrogs foram os mais massacrados por terem perdido a capacidade racional, antes mantida pelos generais. Assim, aqueles que escaparam até hoje se escondem em baixo da terra, onde aguardam alguma vítima para se alimentar e de onde raramente saem para reprodução. No entanto, por algum motivo obscuro, um dos generais foi mantido vivo e, dizem, habita uma floresta que ninguém deve entrar, nem mesmo os animais. A esse suposto general, deram o nome de Yeranrog, O Rei dos Rogs (nidrogs). Você só entraria nessa f...

Árvore-Sangrenta ou Árvore-Curandeira

Árvore alta que cresce na Floresta das Grandes Árvores , em Haldom . Tem casca avermelhada com marcas parecidas com rachaduras, suas folhas são afiadas e verdíssimas, mas suas raízes são claras. O chá feito das suas raízes é utilizado diretamente nos ferimentos para conter o sangramento e a dor, acelerando o processo de cicatrização, enquanto o chá das folhas, para limpeza de feridas e calos. As mulheres alvanes costumam beber uma mistura de folhas secas e pó de raízes de árvore-curandeira para diminuir o sangramento menstrual e as cólicas. A essa mistura dão o nome de mennol , palavra originada de mennaline , o nome da árvore-curandeira em alvador. *** "— Precisamos de ervas — disse Docus aos outros. — Acho que dá para parar o sangramento. — Não, não perca tempo com ervas — repreendeu Abidel. — Para salvá-la, o que precisamos mesmo é de raízes brancas. Ali! — apontou para uma grande árvore na beira do lago. Seu tronco avermelhado era rachado e as folhas afiadas e verdíssimas. — ...