Pular para o conteúdo principal

Anûtares

Anûtares são animais nativos das planícies centrais de Aragus. Seu nome em édruin, a língua etanore, significa "faminto". Possuem a forma de leões gigantes, sem juba, e são extremamente magros.

Essas criaturas perigosas impediram as expedições etanores por um bom tempo, até que um trato com os bruxos da Terra da Neblina os prendeu na Cordilheira de Andrus. Os etanores foram encarregados de criar uma muralha, aproveitando-se das montanhas, e o Órademat, O Portão Dourado que a lacrava, enquanto os bruxos invocavam todos os anûtares e os aprisionavam com sua magia no interior. 

Para a construção do Portão Dourado, os etanores precisaram assaltar a Mina do Pico um dos motivos para a contenda entre huarts e etanores que dura até hoje. Eles haviam se aproveitado da morte do huart Hamphoest, O Nobre Senhor da Mina do Pico (Bastião Oriental de Trorivast), cujo funeral acontecia em Trorivast, em 752 E. R.

Segundo as lendas, o portão só pode ser aberto por etanores e bruxos. A prisão ficou conhecida como Jaula, e o odor forte dos anûtares afugenta todos os cavalos que passam ali perto. No norte, a muralha é aberta, mas a existência da Floresta dos Vultos impede a saída das feras devido aos fantasmas que moram ali.

Sem alimento, os anûtares acabariam comendo uns aos outros e se extinguiriam. Mas é estranho que tenham conseguido durar tanto. Embora hoje (999 E. R.) sejam poucos, ainda há anûtares lá dentro, o que fez alguns povos acreditarem que eram animais imortais como os monverath de Haldom e do Paraíso. A verdade, no entanto, é bem mais sombria.

Comentários

Mais vistas

A Origem da Noite

"No início de tudo, havia os três domínios: Venrer, A Terra, infértil e sem montanhas; Caema, O Mar, zombeteiro e turbulento; e Oriel, O Céu, silencioso e sem estrelas. Quando Oriel recebeu as Nove Chamas, criou a Noite para proteger a Terra dos barulhos do Mar. Mas a Noite era egoísta, apaixonou se pela Terra e quis escondê-la de todos. Assim, tomou a forma de uma enorme serpente de fumo e abraçou a Terra, impedindo-a de escutar o Mar e de ver o Céu. A Terra foi sufocando com o abraço. Representação da Noite em sua forma de fumaça (Via Pixabay) Preocupado, Oriel criou Yerandar, O Primeiro Verith. Deu ao jovem uma lança e jogou-o em direção a Terra, fazendo-o atravessar as nuvens espessas da Noite. Se não fosse pelo terreno cada vez mais arenoso, talvez o verith não tivesse suportado a queda. Oriel prometeu a Yerandar as Noves Chamas, caso ele conseguisse salvar Venrer. O Primeiro Verith conversou com a Terra e ela lhe contou que era oca por dentro, totalmente vazia. Então, Yerand...

Ankef, O Guardião das Janelas

Ankef na janela de Ederon Ankef, ou sino dos ventos, é um objeto sonoro que os alvanes penduram nas janelas e portas de suas casas para afastar as emanações maléficas da Noite e os espíritos maus. Consiste de sete tubos ocos de madeira unidos uns aos outros por um fio de prata. Cada um dos tubos possuem uma corrente em sua ponta. Dessa forma, quando o vento os toca, os ankefid assobiam, batem e tilintam baixinho. Segundo os alvanes, é esse som suave que mantém suas casas protegidas. Há uma versão mais rústica dos ankefid no Bosque de Seanuli . Foram pendurados nos galhos das macieiras e das glicínias. No lugar dos tubos de madeira, fios de prata e correntes, usou-se gravetos e teias de aranha. Esses ankefid não eram capazes de tilintar ou assobiar. Ainda assim, detinham poder protetivo. Glicínias, via Pixabay

Yeranrog, O Pai dos Nidrogs

Os nidrogs são criaturas de olhos amarelos, escamas e presas venenosas que foram bastante usados nas Guerras Antigas. Foram uma das criações de Yeranvath, O Pai dos Monstros , para compor seu exército de aberrações. Cinco generais os lideraram na guerra, supostamente os únicos seres capazes de controlar a natureza ofídica dos nidrogs. Os generais foram mortos logo antes da derrota de Yeranvath e da Queda do Império dos Dragões . Com a Caça aos Monstros que se sucedeu à derrota, os nidrogs foram os mais massacrados por terem perdido a capacidade racional, antes mantida pelos generais. Assim, aqueles que escaparam até hoje se escondem em baixo da terra, onde aguardam alguma vítima para se alimentar e de onde raramente saem para reprodução. No entanto, por algum motivo obscuro, um dos generais foi mantido vivo e, dizem, habita uma floresta que ninguém deve entrar, nem mesmo os animais. A esse suposto general, deram o nome de Yeranrog, O Rei dos Rogs (nidrogs). Você só entraria nessa f...