Pular para o conteúdo principal

Ankef, O Guardião das Janelas

Ankef na janela de Ederon

Ankef, ou sino dos ventos, é um objeto sonoro que os alvanes penduram nas janelas e portas de suas casas para afastar as emanações maléficas da Noite e os espíritos maus. Consiste de sete tubos ocos de madeira unidos uns aos outros por um fio de prata. Cada um dos tubos possuem uma corrente em sua ponta. Dessa forma, quando o vento os toca, os ankefid assobiam, batem e tilintam baixinho. Segundo os alvanes, é esse som suave que mantém suas casas protegidas.

Há uma versão mais rústica dos ankefid no Bosque de Seanuli. Foram pendurados nos galhos das macieiras e das glicínias. No lugar dos tubos de madeira, fios de prata e correntes, usou-se gravetos e teias de aranha. Esses ankefid não eram capazes de tilintar ou assobiar. Ainda assim, detinham poder protetivo.

Glicínias, Flores, Vinhas, Árvore, Ramos, Flores Roxas
Glicínias, via Pixabay


Comentários

Mais vistas

Ahrozidir, A Rosa-das-Colinas

Lírio-branco Ahrozidir é a mãe de Glaudir , protagonista de O Sangue da Deusa . Seu nome significa "rosa das elevações" ou "rosa das colinas". É filha do Velho Coris e da Velha Edrina , senhores da grande fazenda Umilzend . Conheceu Glaucor , pai de Glaudir, em 950 da Era dos Reinos, quando este estava de viagem à Cordilheira de Andrus e precisou se abrigar da chuva em Umilzend. Os olhos dela "brilhavam de encanto" com suas histórias de alvanes, huarts e gigantes. Casou-se com ele cinco anos depois e teve Glaudir em 961 E. R. É chamada pelo Velho Coris de "minha joia", provavelmente devido aos olhos verdes herdados da mãe Edrina. Olhos verdes são raros entre os ivirezes, mas Glaudir também herdou a cor. Ahrozidir morre em 997 E. R., dois anos antes do início de O Sangue da Deusa. Segundo os moradores de Havis , morreu afogada no Lago Morgoly . Sua morte teve um profundo impacto em Glaucor, que desistiu das missões em Atokuzi , e em Glaudir, que...