Pular para o conteúdo principal

A Cidade de Areia

A Cidade de Areia é uma cidade mitológica dos Povos do Deserto, em Klamodien, no extremo oeste de Aragus. Seu construtor é Bar-Adul, um ancião dos tempos antigos.

Reza a lenda que a aldeia em que Bar-Adul vivia foi atacada por espíritos de areia. Todos os homens foram mortos, seus corpos dilacerados alimentaram as dunas. Bar-Adul, por ser o ancião, sobreviveu ao desastre, e teve que procurar os mortos enterrados na areia para rezar por cada alma. Ao desenterrar as crianças, viu que o sangue delas dera forma a um boneco de barro. O fato intrigante acabou distraindo Bar-Adul, que esqueceu de rezar pelas crianças. Ele guardou todos os bonecos em uma bolsa de couro e partiu para o deserto em busca de outra aldeia.

Marrocos

Aït Benhaddou - antiga cidade na África do norte de Marrocos, inspiração para a Cidade de Areia

Mais tarde, tomado pela sede e delirando de tanto calor, escutou crianças gemendo em sua bolsa:

"Quero água! Quero água!", eram os bonecos de barro que choravam.

Mas Bar-Adul não tinha água, então, tirou seu turbante e torceu-o sobre os bonecos, molhando-os com as gotas de seu suor. Os bonecos engordaram, cresceram, e se Bar-Adul não houvesse os arremessado para longe, certamente seria esmagado pelo peso deles.

"Isso não mata nossa sede! Queremos água de verdade!", reclamaram os bonecos agora gigantes. E começaram a cavar com as próprias mãos, cada vez mais fundo, cada vez mais rápido. Encontraram um riacho subterrâneo, que inundou todo o terreno. Bar-Adul agradeceu o feito:

"Obrigado, obrigado, senhores golems. Salvaram a minha vida, como posso retribuir?", perguntou Bar-Adul, nadando no lago resplandecente para se refrescar.

"Retribuir? Não fizemos isso por você. Fizemos por nós mesmas. Você devia ter rezado pela gente, isso sim. Agora não podemos brincar no outro mundo. É tudo culpa sua!"

Com isso, o ancião descobriu que aqueles golems tinham a alma das crianças mortas da aldeia e pranteou, rasgando as vestes em luto. Batizou o lago de Choro das Crianças, e até hoje ele é chamado assim.

Bar-Adul, por ser ancião e conhecer a comportamento ingênuo dos golems, logo teve uma ideia:

"Já que não podem mais deixar o deserto, erguerei uma cidade para que possam brincar aqui mesmo."

Começou a moldar as casas com a água do lago e a areia do deserto, como uma criança brincalhona, sorrindo alto:

"Ali vou construir os minaretes! Ali farei o castelo! De cá a lá, as muralhas! Aqui, o mercado, ali a piscina!"

Os golems escutaram. Dominados pela curiosidade, perguntaram o que o ancião estava fazendo com tanto barro.

"Uma cidade! Uma cidade para todas as crianças. Vejam como é divertido!", respondeu Bar-Adul.

O plano funcionou. Os golems o ajudaram, brincando com ele, moldando o barro molhado e erguendo prédios enormes. Não demorou muito para que erguessem uma cidade real, a Cidade de Areia.

Bar-Adul, por ser ancião, tornou-se o líder, e os golems, por serem crianças, seus servos. A cidade, como toda cidade mitológica, jamais foi encontrada, embora o lago Choro das Crianças realmente exista. Dizem que ela só aparece para crianças que se perdem nas dunas ou são abandonadas pelos pais. Bar-Adul as levaria para brincar na cidade como forma de diminuir seu pesar.

Comentários