Pular para o conteúdo principal

Ganah, A Pintura Corporal Alvânica

Quando as mulheres alvanes são convidadas para algum evento, seja comemorativo ou ritualístico, é comum elas se enfeitarem com tatuagens cinzentas nas mãos, no pescoço e até no rosto. Os desenhos variam de povo para povo, mas na maior parte são arabescos de valor apenas decorativo.

Caso a mulher queira exibir sua origem, seja por ser nobre ou devido à natureza do evento, ela pode desenhar símbolos específicos para isso. Em reuniões, por exemplo, as mulheres alvanes de Ederon enfeitam o dorso da mão com um sol, símbolo de Ederon, que significa "lar do sol"; as de Menroth desenham uma gota abaixo dos olhos, que remete à sua lider Elliaturn, A Ursa, também conhecida como "Olhos de Água"; e as da Floresta Branca desenham um olho no meio da testa, que remete ao talento de seus arqueiros.


O Casamento Alvânico

Quando se casam, é costume as noivas pintarem uma rosa na mão direita e um símbolo na esquerda, que ela esconde com a mão fechada. O marido é encarregado de dissolver a tatuagem da direita, lavando as mãos da esposa apenas com água durante o ritual de casamento. Se a rosa se desmanchar, a noiva revela a tatuagem da mão esquerda, geralmente o símbolo da família do noivo ou um símbolo íntimo do casal. O casamento é confirmado.

Se a rosa não se desmanchar com água, é porque a alvane não deseja se casar e utilizou uma tintura impermeável. Assim, o casamento é cancelado. Caso ela deseje voltar para sua família, a noiva revela a tatuagem da mão esquerda que deve ser o símbolo de seu pai. O pai confirma o acolhimento da filha ao segurar suas duas mãos.

Há poucas variações desse ritual. No Reino de Mineth, as noivas, pressionadas pelo casamento, tatuam a rosa no dorso das duas mãos e não podem escondê-las durante todo evento. E em famílias mais pobres ou sem símbolos familiares, a noiva não precisa pintar o símbolo do noivo ou o do pai, sendo o desmanche da rosa suficiente para a anulação do casamento.

Comentários